A Confraria

A Confraria é uma página do blog Mulher na Polícia dedicada aos Futuros Novinhos. São leitores queridos que estão na fase do concurso público, almejando uma vaga nas fileiras de alguma gloriosa polícia deste nosso imenso Brasil. É aqui que trocamos experiências, dicas, métodos, bibliografias recomendadas. Recentemente, foi realizado o concurso para o cargo de Agente e Papiloscopista da Polícia Federal e por isso seguem as experiências narradas pelos Guerreiros. Esta página não está aberta a comentários, se você quiser conversar com nossos Futuros Novinhos poderá ir diretamente aos blogs dos mesmos, cujos links estão disponibilizados no nome do autor. A ideia é que essa troca de experiências entre vocês os fortaleça mutuamente e que o próximo testemunho seja o da sua vitória.

*** Aguarde informações sobre nosso próximo encontro da Confraria***


Sonho Alvejado.

By Jhana


Certo dia, sentada ao lado da mesa do promotor de justiça no momento do meu estágio, olhei fixamente as pilhas de processos como olhasse para um inimigo. Havia certa repulsa dentro de mim. As cores dos processos misturavam aos meus pensamentos de forma aleatória me deixando desgostosamente com o marco inicial que se iniciaria minha carreira pós-formatura. Naquele momento, presenciando a atuação do mesmo, decidi que magistratura do MP não era o que queria para minha vida. E o desgosto gritou dentro de mim a cada instante em que atuava com um promotor no qual insistia em rasgar as “denúncias” em minha cara me mandando confeccionar outra e mais outras peças. Esse sonho alimentei acreditando piamente desde o início do curso. Mas esse filme terminou logo no final e começou uma nova sessão.

Recém-formada, me senti como cega perdida em meio a tiroteio, se tivesse terapia de grupo para recém-formado em Direito me inscreveria para lamentar minhas avessas, porque o medo me cerceava. Queria urgentemente entrar no mercado de trabalho! De práxis tentei tirar a carteira da OAB, não obtive êxito, batendo na trave por mero 1 ponto, nem sequer fui na segunda etapa e de lá pra cá, lavei minhas mãos, não perdi tempo em estudar para tal prova. Advogar não é meu forte. Morreria de fome se dependesse ‘somente’ da profissão. E pirei. Porque, na alçada familiar todos exigiam muito de mim, como ainda exige até hoje. E o sonho restrito deles é a magistratura ou advocacia e a agravante que se pesa é ser um agente de qualquer área da polícia.

Desviei meu foco da magistratura para a polícia totalmente. Apaixonei pela polícia, pela disciplina pela cultura da organização. E com isso tracei um norte, determinei o foco. Estudei. Acreditei nisso e numa época onde nem esperava em ser aprovada meu nome estava no edital de aprovação do concurso público da polícia civil do Estado de Minas. Saí feita louca do setor privado, que é uma privada; e fui ralar na área de segurança pública. Ralando, os estudos não paravam por aí, e meus olhos brilhou pela polícia federal e esta realidade veio à tona. O edital havia sido publicado, e eu como louca comecei a estudar e por uma série de razões, pensava que sabia tudo eu não sabia era nada! Resolvi estudar firme! E estudei como louca. Havia circunstâncias que pulsava em meu peito: estudar de forma desatinada e estudar direito, pois da publicação do edital a prova havia somente um mês, já que meu propósito era firme: me tornar uma agente da polícia federal.

Fui estudando e me apaixonando, estudando e descabelando, estudando e quase desistindo, estudando e acreditando, estudando e dando meu sangue, esmiuçando o edital. Tudo aquilo que todos concurseiro passa. E na medida que estudava comecei minha vidinha de Alice no país das maravilhas...rs. Vestia meu uniforme como se o slogan da civil fosse “polícia federal”, tudo que era referente a civil imaginava ser a federal. Busquei ter olhar de agente e no trabalho metaforicamente me sentia como fosse uma federal, federal, federAL...

Um belo dia, no local de um crime, o telefone toca:

-Ei menina, tu foi aprovada no concurso da polícia FEDERAL!

-Fui?!?! Tsc – olhei para o defunto com uma felicidade singular, de como estivesse recebendo um filho recém-nascido naquela hora. E chorei-rindo-rindo-chorei, olhando fixamente para aquele presunto.

-Bem, acho que ela esta com problemas. – disse o perito.

“Eu acreditei muito!!!”. “Eu passei...”, “eu passei”.Ufa! Nem era pra ter passado, 1 mês só de estudo. Meus colegas de trabalho me disseram que foi sorte, você que está lendo dirá ser sorte. Sorte? Deixo essa análise para quem quiser fazer! E minha determinação se tornou realidade. Deixei as paredes do meu quarto todas as leis, seus tópicos importantes pregados com cartolina. Bilhete na geladeira, gravei minhas matérias em áudio e ouvia no carro, no trabalho, na academia. Fiz lembrete no celular que tocava de 15 em 15 minutos, fiz esquemas, resumões etc. e tal e assim fui decorando algumas coisas, principalmente das matérias que não dominava bem.

Pois bem, retomando. A primeira etapa é só a primeira etapa de tantas outras etapas. Na segunda etapa estava muito confiante, malho há alguns anos. Mas... malhava o que tinha por malhar e me dava por satisfeita. O teste da barra havia somente 6 meses de treino. Era minha inimiga, minha vilã número “um” na academia. Embora estando em forma, não estava receosa [medo] mas não estava totalmente confiante, sei lá... uma mistura heterogênea de ambos os sentimentos.

Dia, hora e local marcado para os testes físicos. Realizei um alongamento bem preparado, alimentei de alimentos leves etc e tal, como manda o figurino e também como tinha absorvido muitas dicas em sites. Fundamental. Na corrida: corri um ritmo não acelerado mas não caminhando, um meio termo dentro do tempo para não ficar exausta e morrer na praia. E por falar em morrer na praia, pensei que ia morrer dentro da piscina. Quando olhei para a água, queria uma dose de wisk para aquecer meu peito devido o frio e que frio fez naquele dia. Pensei em desistir – isso o frio não congelou. Mas quando me deu o comando para pular e nadar. Nadei feito doida, dando braçada guerreando contra um dragão que havia dentro de mim, cheguei a perder o fôlego, cheguei a beber água e a sensação era medo de morrer afogada. Água, mesmo sabendo nadar é um perigo quando se sente medo. Mas consegui vencer essa etapa e no final dela algo, alguém sussurra em meu ouvido: “pensei que não ia conseguir”. Hãn, não era por menos. O que queria ele extrair de mim? Queria ele que eu abandonasse meu sonho? Talvez ele pela prática, sabe bem quem irá conseguir ou não. Mantive postura e mantive o foco...

O teste de barra fixa. Nada nas mãos, nem uma luvinha, nadica-denada; somente sua mão ali, nua e força bruta totalmente. Me posicionei, me dependurei, peguei firme e subi, quando subi meu braço esquerdo [o preguiçoso] não aguentava me suspender, escorreguei; mas não toquei os pés no chão; me sustentei somente com o braço direito e rapidamente quando coloquei o esquerdo na barra para me suspender de vez, pois nem cheguei a levar o queixo a barra, me deram o comando para descer e repetir novamente [uma segundona chance, ufa!]. E disseram-me: “somente 1 candidata! Força, concentre-se”. Gostei muitíssimo da delicadeza. Seria o fato de ser eu uma fem.? Ou para anular a indelicadeza do primeiro comentário. Que seja. Mas não era para ser minha a aprovação naquele dia... posicionei-me novamente, dependurei na barra, pegada firme, suspirei. Recebi imediatamente do fiscal para que executasse e me ergui como se minhas vísceras fossem sair pra fora, subi devagar, fazendo uma enorme e imensa careta, bufei, mas passei o queixo da barra. E desci de lá exaurida! Porém, eis a questão: mesmo me dando uma segunda chance, mesmo passando o queixo acima da barra fixa eu fui eliminada, não sei ao certo onde eles queriam. Mas queriam eles que meu queixo passasse a barra e que eu chegasse certa altura, na metade do pescoço, por exemplo? Não inclinei o pescoço, não inclinei a cabeça. Sei que passei o queixo e fui reprovadáça. Não recorri. [Me deu vontade de gritar] Fiquei inerte quando me disseram; “infelizmente, não obteve êxito...” Enfim, doeu? Não doeu! Valeu ter feito tudo e ficado na barra. E tirei muito proveito da minha derrota, porque essa derrota me fez erguer mais ainda minha cabeça, me deu mais sede de passar na prova do próximo certame e o próximo é para delegado e vou passar e se caso não passar o próximo. Esta foi a minha primeira prova e com essa aprovação me deu confiança. A preliminar de qualquer coisa que for fazer hoje em dia é pensar positivo, é delimitar um norte, é ter gana, sede; você é seu maior aliado e assim sendo todo o universo conspira a seu favor. Não fui choramingar pelos cantos, na verdade, depois de ter feito os testes fiquei aliviada e fui encarar uma taça de sorvete de chocolate com muita castanha e cobertura. Por que na altura do campeonato, elevo meus pensamentos a Deus e agradeço a ele por ter chegado onde cheguei, foram muitos inscritos, agradeço por estar na condição que estou e estou bem. Não fui conflitar comigo, porque disso, porque daquilo, “não era para ser” e não sendo aprendi a conviver com possibilidade de derrotas, erros e acertos e reativar minhas energias quando erro, quando perco. Bem, esse é meu desabafo ele é uma de tantas outras que me faz revigorar dia-a-dia. Positividade, sempre! É o que desejo a todos. E esse é meu lema: “Cuidado com o que você sonha, o seu sonho pode acabar se realizando!”


Errei o alvo, mas ele ainda continua lá.

Por: Heldrick


Bom, como todos já sabem, essa semana saiu o resultado da PF. Pra mim não foi dessa vez. Fiquei um tanto quanto decepcionado, apesar foram anos me preparando, mas no fundo conheço dos meus erros, das minhas falhas, e fazendo uma análise melhor entendi o motivo de não ter passado. Mais de 2 anos de preparação, comprei livros, fiz cursinhos, ralei bastante, mas sei que poderia ter ralado mais ainda, não vou negar. Sobre a prova, achei difícil, mais do que esperava, não só pela matéria em si mas da forma como foram cobrados os temas. Português estava chato com aqueles textos, esperava assuntos sobre segurança pública. A parte de informática também achei difícil, geralmente tenho facilidade, mas deixei até algumas em branco. A parte de Administração também achei complicada, mas no topo estavam economia e contabilidade, li várias vezes as questões, arrisquei porque sabia que se não arriscasse poderia zerar. Não saí com o caderno de provas, então somente agora fiz minhas análises. Me surpreendi com algumas matérias, como português, raciocínio lógico, economia, penal e constitucional, fui muito bem, fiquei satisfeito com o resultado nessas matérias. Já em administração, administrativo, contabilidade e leis especiais me saí muito mal, principalmente contabilidade. Fiz 58 pontos, se tivesse acertado mais 2 questões teria a redação corrigida. Mas não adianta ficar se lamentando. O negócio é levantar e seguir em frente. Aprendi muita coisa com esse resultado, sei os erros que cometi, e talvez o pior deles foi o cansaço, não físico, nem mental de tanto estudar, mas cansaço dessa vida de concurseiro. Esse ano de 2012 desanimei justo na reta final, meu rendimento caiu e infelizmente afetou os estudos, pressão por não estar trabalhando, preocupação, medo de não passar, acho que tiraram minha concentração justo na hora que mais precisava. MAS, nem tudo foi perdido nessa caminhada. No dia da prova da PF, tinha outro concurso pra fazer, procurador municipal em uma cidade vizinha onde moro. Confesso que fiquei em dúvida no que fazer, mas não poderia deixar de fazer a PF depois de tanto tempo preparando. Alguns podem achar que foi loucura, mas acho que foi mais coragem: resolvi fazer os 2, afinal um era na parte da manhã e o outro a tarde. Só que estou a 300km de BH, capital onde fiz a prova da PF. Disse a mim mesmo que conseguiria. Fui lá, fiz a prova e peguei o carro e segui pra BH fazer a prova. Graças a Deus deu tudo certo na viagem, confesso que me arrisquei em alguns momentos, mas consegui chegar a tempo. Já morei em BH, então sabia certinho o local, mas se não fosse os treinos para o TAF...as redondezas todas lotadas e o carro ficou longe, então tive que dar uma corridinha de uns 10 minutos, acho que nunca corri desse jeito hehehehe. Mas finalmente consegui, fui o último a entrar na sala, estava suado, sem almoço, mas apesar de tudo estava bem concentrado na prova. Essa semana também saiu o resultado da prova que fiz de manhã: 1º lugar! Valeu a pena. Mais de 2 anos estudando, gastando com livros, com cursinhos, trabalhando pouco, abdicando das coisas, mas por outro lado fiz amigos nessa caminhada, adquiri conhecimento que ninguém me tira, perdi 20kg (ainda falta alguns hehehe), depois de quase 10 anos parei de fumar, (como diz minha nutricionista, minha saúde está como a de uma criança), amadureci muito com isso tudo. Vejo que o saldo no final é positivo. Mas ainda não acabou, espero começar a trabalhar e apesar de ter menos tempo, acho que corrigindo meus erros aproveitarei melhor. O alvo ainda está lá, só preciso melhorar a mira. Vou continuar nessa luta, que só termina com a camiseta preta e letras douradas!!! Agradeço a Deus, à minha família, meu amor Elisa e aos amigos pessoais e virtuais, e digo mais uma coisa: Tamu junto!! Vamos com fé!!
Abração a todos.

Reflexões e dicas para a próxima batalha.

Por: Regina Abreu.


A prova não foi cabulosa, faltou tempo para estudar, não adianta estudar depois que o edital sai, nao adianta estudar muito durante 1 mês, é preciso treinamento diário. Meta: estudar muito até passar, sem essa de edital aberto ou nao - biblioteca todo dia; Não estudei CPP, deixei por último e me dei mal; péssimo. Penal tb fui mal, pq achei que estava sabendo e caí em muita pegadinha, li rápido sem concluir direito a leitura, estava muito preocupada com o tempo; As matérias que me dediquei saí até mais ou menos, como informática, atualidades; RLM; Contabilidade que eu tinha desistido de estudar conseguir acertar 5; lucro. Tentei esgotar o edital com pressa e acabei errando muita coisa de eco e administração, achando que estava com o dever cumprido...doce ilusão, nao é assim que se estuda para concurso. Agora meu estudo mudou, estou lendo com calma e fazendo esquemas sem pressa , sem pressão - muito melhor; Português estudei todos os dias por 1h, mas mesmo assim acertei metade; conclusão: continuar estudando todos os dias por 1h30; fraco. Redação oficial - estudei no começo e revisei nos últimos 5 minutos do segundo tempo, acertei metade; fraco. Qdo vi que ia deixar 25 questões em branco, desesperei e fui "tentar" resolvê-las , o que me tirou muitos pontos - conclusão: treinar esse tipo de prova, é preciso ter estratégia. Const., D.Adm e LEP errei uma de cada; Bom (bom nada ,só aqui perdi 6 pontos, oras!). Foi a primeira vez que fiz uma prova do cespe seriamente, pra valer, preocupando com os pontos, as outras vezes foram apenas para testar conhecimentos sem preocupação com C ou E , se iria tirar ponto ou não; Fiz apenas um simulado, preciso fazer mais exercícios, mas como eu queria esgotar o edital, foquei de forma errada, o treino é importante sim; Redação: achei boa aquele tipo, responder um caso concreto me deu mais segurança, me deu até um alívio quando vi :D Eu tinha pouco tempo até o dia da prova, larguei faculdade, trabalho e encarei materiais enormes pensando que em tantos dias teria que terminar a matéria, caso contrário iria abandonar. A dedicação me mostrou que dá certo investir, saí bem nessas matérias. Nunca se pode abandonar uma matéria achando que está sabendo demais, humildade é a base de tudo e cabe em qualquer lugar. Toma na cara!! CPP e Penal. Tudo isso me fez perceber que basta estudar!!! Sim, parece óbvio, mas é só dedicar que um dia chegaremos lá. Apesar da derrota, estou animada para o futuro, estou convicta que a persistência irá me levar ao êxito, seja o tempo que for. Agora vou focar em escrivão da PF, pois a matéria é a mesma, aliás, sai Economia e Contabilidade (o terror) e deixar o concurso de Delegado Federal para depois, porque faltam 4 matérias para começar do zero: tributário, previdenciário, civil e processo civil, em apenas alguns meses. Não vai dar tempo e nem há chance de competir, quem não passa para agente, acho dificil passar para delta fox, questão de bom senso.

Rumo aos estudos!!!!